Av Nelson Spielmann, 1240
CEP 17509-002 - Marília - SP

curso técnico radiologia enfermagem prótese marília tecnico

MANUAL

DO ALUNO

O QUE O ALUNO DEVE SABER


Todos os alunos devem ser responsáveis pelos seus estudos. Sendo assim, informamos abaixo normas que devem ser seguidas:

 

HORÁRIOS DE AULAS E FALTAS:


Os horários das aulas são expressamente: 19h00 às 20h40 e das 21h00 às 23h00.

O horário máximo do aluno se restringe as 19h30, caso ultrapasse o aluno ficará com falta.

Cada dia de aula compreende 4 aulas. (por exemplo, uma disciplina com 40 horas/aula terá 10 dias, pois 4 x 10 = 40)


As escalas de aulas, a carga horária por disciplina, bem como o número máximo de faltas está afixada para cada curso, no quadro de escalas. O aluno tem direito a 25% de faltas, de acordo com a carga horária da disciplina, caso contrário o aluno está reprovado nessa disciplina e deverá cumprir toda a disciplina novamente.


Aulas devem ser exclusivamente consultadas no quadro de escalas, assim como as faltas devem ser consultadas somente em sala com o professor da disciplina, ou pelo Terminal Web. As escalas de aulas também são disponibilizadas no site: www.diretrizeducacional.com.br, no link downloads, no último dia de cada mês. A secretaria não tem autorização para dar este tipo informação. Lembre-se: o aluno deve ser responsável por seus estudos e controle de suas faltas.

 

  • Existe falta coletiva?

É uma falta para cada um. Cada aluno é responsável pela suas faltas. Ou seja, se a turma inteira falta, TODOS recebem falta. Não existe, em nenhuma legislação ou norma, a anulação da falta porque a turma toda faltou.

 

  • E se a turma inteira faltar, o professor vai dar matéria?

Sim, sem dúvida. O professor vai anotar o conteúdo daquela aula como MATÉRIA DADA e vai continuar seu cronograma normalmente. Até porque ele precisa estar de acordo com o cronograma.

 

  • E se eu faltar em uma prova?

Terá que ir à secretaria, e solicitar uma prova substitutiva.

 

  • E se eu estourar meu limite de faltas?

Até 25% de faltas, não tem problema. Nesse caso, o aluno perdeu matéria mas não estourou o limite.

Acima de 25%, o aluno é retido automaticamente nessa disciplina, NÃO IMPORTANDO A NOTA e terá que fazer a disciplina novamente.

 

ALUNOS QUE NÃO MORAM EM MARILIA:


Os alunos que utilizam de condução de prefeituras de cidades vizinhas devem planejar cuidadosamente suas faltas (apara faltar somente quando for necessário) ou utilizar de condução alternativa, para os dias de recesso dos ônibus, como por exemplo: às vezes é feriadoem sua cidade e não haverá ônibus, mas em Marília não é feriado, será aula normal.


AVALIAÇÕES:


A avaliação de desempenho escolar é efetuada por disciplina. Para cada disciplina, a nota mínima de aprovação é de 6,00 (seis) pontos, apurados por meio de média aritmética entre as notas obtidas nas avaliações dos professores. O professor é livre para determinar o seu método e o número de avaliações.


Para aprovação o aluno deve atingir nota mínima igual a 6,00 (seis). Se o aluno não obtiver a nota mínima, estará reprovado e a disciplina deverá ser cursada novamente em regime de dependência, aplicando-se os mesmos critérios de aproveitamento e frequência utilizados para disciplinas regulares. A dependência (DP) deve ser solicitada pelo aluno junto à secretaria, sua inscrição não é automática.


Lembramos que alunos com número de faltas superior a 25% da carga horária da disciplina estarão automaticamente retidos na disciplina, conforme determina a legislação.


REPROVAS:


O aluno deve informar-se de suas notas durante todo o curso, e em caso de reprova devem procurar a secretaria da escola, para efetuar a sua rematrícula, sendo o aluno, o responsável por checar o dia de início da matéria. Para isso, poderá verificar as escalas da turma onde realizará novamente a disciplina. As escalas de aulas são disponibilizadas no site: www.diretrizeducacional.com.br, no link downloads, no último dia de cada mês.


PROVAS DE RECUPERAÇÃO:


Aos alunos que não conseguirem obter a média mínima para que seja aprovado na disciplina (6,00), o professor poderá aplicar uma prova de recuperação, dentro da carga horária de sua disciplina. A exigência de prova de recuperação só será aplicada a disciplinas com carga horárias iguais ou superiores a 40 horas, as demais ficarão a critério do professor.

 

A nota da prova de recuperação irá substituir a média final do aluno (caso a nota seja maior que a média) e terá o valor máximo de 6,00 (seis) pontos (neste caso a prova irá valer de 0 a 10 pontos como as demais, se o aluno atingir nota igual ou acima de 6,0 pontos será aprovado na disciplina com a média 6,00 caso seu rendimento seja inferior, estará reprovado e a disciplina deverá ser cursada novamente).


PROVAS DE SEGUNDA CHAMADA:


Alunos ausentes à prova têm direito à realização de uma prova de segunda chamada, aplicada no prazo máximo de 5 dias após a prova oficial (para que o professor consiga respeitar o prazo de 10 dias uteis da entrega do fechamento de notas).

 

A prova de segunda chamada se aplica única e exclusivamente a alunos ausentes à prova. Não é permitida a realização de prova de segunda chamada em determinada disciplina para alunos que tenham realizado a prova final da mesma e apenas queiram aumentar a nota.


Há necessidade de solicitação formal junto à secretaria, bem como o pagamento de uma taxa.


ATESTADOS MÉDICOS:


De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Técnico Profissionalizante, a Diretriz aceitará atestados médicos somente nos seguintes casos: Doença infecto-contagiosa; Afastamento com validade de 15 dias ou mais dias; Licença Gestante, Óbito de parente de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos ou esposo(a)).
Todos os atestados devem ser entregues em até 3 dias após o atendimento médico, caso contrário o mesmo não será aceito.
Outros tipos de atestado não necessitam ser entregues, pois não abonarão as faltas.


ESTÁGIOS:


Não se aplica ao curso de Prótese. Essas informações válidas somente para Enfermagem e Radiologia: 


Alunos que faltarem nos dias de estágio, deverão pagar na secretaria da escola a falta referente ao dia e levar o comprovante de pagamento (autorização de reintegração ao estágio) ao professor responsável pelo estágio. Secretárias responsáveis pelo estágio: Letícia (Enfermagem) e Jéssica (Radiologia).


Dosímetro:
Entrega impreterivelmente até o 2º dia útil, ao final de cada período de estágio.
Retirada de Dosimetro: Sempre no primeiro dia do mês.
Para alunos que forem realizar estágio curricular fora da instituição, o pedido deve ser feito impreterivelmente até o dia 05 do mês anterior ao início do estágio.


CERTIFICADOS E DIPLOMAS:


Para a retirada do Diploma ou do Certificado é importante que o aluno tenha entregue toda a documentação que é solicitada no ato da Matrícula. Os alunos que estiverem devendo algum documento devem regularizar a entrega, o mais rápido possível, uma vez que sem estes documentos, não será possível a emissão do certificado, conforme a legislação vigente.


O prazo de emissão do certificado ou diploma é de 120 dias úteis, contando a partir da data do término do curso ou da entrega da documentação exigida ao aluno. Esse prazo também é determinado pela legislação vigente.


A área pedagógica possui datas e prazos, para confecção dos certificados e diplomas. Por isso solicite com antecedência (Turmas Encerradas) sua documentação, pois este documento NÃO poderá ser feito de um dia para o outro. A Diretriz segue todas normas e leis específicas de ensino técnico profissionalizante e acata todas determinações da diretoria de ensino de Marília, por isso toda documentação emitida passa por diversas etapas. Solicite sempre com antecedência.

 

USO DE PRODUTOS DERIVADOS DO TABACO:


O fumo sempre foi proibido nas instituições escolares. Pedimos aos alunos que, se quiserem, fumem nos intervalos, na calçada do outro lado da rua, em frente ao corpo de bombeiros. Pedimos sua compreensão para isso, porque nossos vizinhos apresentaram reclamação de que os alunos deixam muitos restos de cigarro na calçada.


USO DE CELULARES E ELETRÔNICOS DO GÊNERO:


Fica proibido o uso de aparelhos celulares e Ipod, tanto para alunos como para professores. Salvo seu uso por professores para ministrar a aula (projeções, demonstração de aplicativos da áre do curso, etc...).


HORÁRIO DA SECRETARIA, TESOURARIA E XEROX:


Solicitações na secretaria deverão ser feitas das 8h00 as 21h00 com as secretárias responsáveis. Após este horário, haverá somente atendimentos de rotina, com o funcionário do turno noturno.


O pagamento das mensalidades deverá ser feito até as 21h00 com a responsável pelo financeiro.
O vencimento das parcelas será todo dia 08. Após o vencimento serão cobrados juros e multas.


Solicitações de impressões e xerox deverão ser feitas antes das 19h15 ou no intervalo, das 20h40 as 21h00. Solicitações fora desses horários não serão atendidas.